Guiame

Após 12 anos de evangelismo, primeiras cristãs de povo indígena são batizadas no México

Após 12 anos de evangelismo, primeiras cristãs de povo indígena são batizadas no México

Depois de mais de uma década de trabalho missionário entre o povo Zoque, no sul do México, dois batismos marcaram um novo começo para a comunidade. 

Discipuladas ao longo dos anos por missionários da IMB, duas jovens decidiram tornar pública sua fé em Cristo, trazendo esperança a uma região que há anos não via frutos visíveis do Evangelho.

Há 12 anos, Tammy Richardson, do Conselho de Missões Internacionais (IMB), e seu marido, pastor Clay, servem como missionários para levar a Palavra de Deus ao povo Zoque — uma comunidade indígena no México.

Recentemente, Tammy Richardson testemunhou dois batismos históricos na comunidade. Leana, a primeira a declarar publicamente sua fé entre o Zoque, foi seguida por Nancy, uma jovem que, anos antes, havia se aproximado da família missionária apenas para brincar com os filhos. 

A partir desta conexão, os cristãos começaram a discipular as jovens e hoje ambas compartilham o Evangelho entre seu povo. 

Chegada à comunidade Zoque

O casal se mudou para o México em 2013, porém, não imaginavam que levariam tanto tempo para ver a transformação do Evangelho entre o povo Zoque. 

Logo após a chegada deles, uma menina de 10 anos, chamada Nancy, bateu à porta para brincar com os filhos. Com o tempo, ela passou a brincar com os filhos do casal todos os dias.


A família Richardson. (Foto: Reprodução/IMB)

Essas visitas se tornaram uma oportunidade dos missionários evangelizarem Nancy, que logo se adaptou aos costumes da família. 

Na 8ª série, Nancy estava fazendo a lição de casa na cozinha dos missionários e trouxe à tona uma conversa que tivera com seus colegas da escola católica local sobre o Evangelho.  

"Ela conseguiu explicar quem é Maria na Bíblia e quem é Maria na liturgia da Igreja Católica. E como não rezamos aos santos porque Cristo é o nosso mediador", disse Tammy ao IMB.

Mais tarde, no ensino médio, Nancy começou a compartilhar o Evangelho com sua amiga Leana. Embora acreditasse em Jesus, Nancy disse a Tammy que não estava pronta para ser batizada.  

O batismo

Tempos depois, os missionários se mudaram para San Cristobal, em Chiapas. Nesse período, Leana estava se preparando para cursar a faculdade na cidade e Nancy pediu aos cristãos se eles poderiam abrigar a amiga na cidade.

Em vez disso, Tammy sugeriu que Leana morasse com seus colegas de equipe do IMB, John e Serena Tail, que tinham um quarto extra.  

Então, Leana passou a ser discipulada diariamente por eles. Um dia, as jovens participaram de um culto de batismo e, após a celebração, Leana aceitou Jesus.

Apesar de se entregar a Cristo, ela decidiu que ainda não estava pronta para o batismo. Porém, no ano passado, Tammy tocou no assunto novamente, e desta vez Leana estava pronta. 

Eles marcaram o batismo dela para novembro. A princípio, Nancy optou por não se juntar a ela, mas mesmo assim foi ao rio para testemunhar prestigiar a amiga.

Enquanto o pastor Clay se preparava para registrar o momento de imersão de Leana, de repente, Serena disse: "Tem mais uma". 

“Era Nancy! Meu marido e eu choramos enquanto ela se arrumava. Passar 12 anos sem ver nenhum fruto físico é realmente difícil. Às vezes nos perguntávamos por que estávamos ali”, relatou a missionária. 

Desde sua profissão de fé, Nancy se formou na faculdade e continua a crescer em seu relacionamento com Jesus.

Já Leana, está compartilhando seu testemunho e se juntou ao casal no trabalho de evangelização na comunidade Zoque.  

*Alguns nomes foram alterados por questões de segurança 

Anunciantes

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.